Sabores_VINHOS COM GOSTO


O PROGRAMA

O evento VINHOS e SABORES junta este ano aos mais de 400 produtores de vinho presentes, novos espaços dedicados à gastronomia, numa parceria entre a Grandes Escolhas e as Edições do Gosto

Três chefes irão apresentar as suas criações e servir refeições aos visitantes, reforçando assim a qualidade da oferta gastronómica do evento. No espaço “ARROZES DE PORTUGAL”, os chefes Vítor Adão, do restaurante Plano (Lisboa), José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos (Portalegre) e Hélio Gonçalves, do restaurante Sem Porta (Sublime Comporta) irão confecionar pratos de cozinha portuguesa, tendo como ingrediente base o arroz trabalhado de múltiplas formas.

No ‘VINHOS COM GOSTO’, os visitantes terão acesso a um diversificado programa de demonstrações gastronómicas:

No sábado, dia 8, sob o tema ‘Com gosto e com vagar’, o chef José Júlio Vintém, em conjunto com um sommelier, explora a tradição dos alentejanos em degustar vinho às refeições, sempre com vagar. ‘Será Baco guloso?’ irá ser outro dos momentos, conduzido pelo chef Miguel Oliveira (O Pudim rei e o Pudim do Marquês) e por Luís Antunes (crítico de vinhos) em que exploram o casamento entre os vinhos e a doçaria portuguesa.

O dia 9, domingo, será dedicado ao tema ‘Crime, dizem eles’ sob orientação do chef Hélio Gonçalves e de um sommelier, que irão conversar sobre o que nunca se deve fazer numa harmonização gastronómica com vinhos. ‘Vinho vinho, Queijo queijo’, com Luís Antunes (crítico de vinhos) e Pedro Cardoso (queijaria) traz à conversa o eterno romance entre vinhos e queijo, demonstrando possíveis harmonizações.

O último dia da feira, segunda-feira, é dedicado ao tema ‘Diz-me arroz dir-te-ei o vinho’, com a presença do chef Vítor Adão, do sommelier Pedro Caldas Franco (restaurante Plano) e de Filipe Ventura (arroz Bom Sucesso), que vão explorar as diversas conjugações entre vinho e arroz.

Patrocinadores


Compre já!